A Turquia é um país exótico e mágico, onde tanto pode encontrar bazares, sultões e tesouros, como também pode desfrutar de fantásticas praias como na Riviera de Antalya. Diversidade é a palavra de ordem na Turquia, onde as paisagens lunares da Capadócia a Pamukkale, com as suas piscinas naturais de calcario, contrastam com as praias de mar azul turquesa que podemos encontrar no sul do país.
A província de Antálya fica no sul da Turquia e é conhecida pelo seu clima ameno, pela qualidade das suas praias e pelo seu património histórico, dividido por mais de 200 cidades antigas, que existem na região. É conhecida também como a capital do turismo da Turquia e o ponto de entrada para a Riviera turca e para muitos locais de interesse histórico. Esta zona é cercada por montanhas e banhada pelo mar Mediterrâneo, com mais de 700km de praias de águas límpidas. Tem um clima ameno durante todo o ano, com cerca de de 300 dias de sol anuais. A cidade de Antálya é a capital da província com o mesmo nome e é onde estão localizadas algumas das melhores praias da Europa.

Clima de Antalya:

Antalya está protegida dos ventos frios do norte por montanhas que rodeiam toda a zona marítima, proporcionando assim um típico clima mediterrânico. No verão os dias são quentes e secos e no inverno a temperatura nunca é muito baixa. A riviera de Antalya conta em média com 300 dias de sol por ano, e a temperatura média vai de 15ºC a 28ºC, sendo no entanto frequente atingir os 40ºC durante os meses de Julho e Agosto. Nesses meses de maior calor, a constante brisa marítima ajuda a atenuar as temperaturas altíssimas.

Riviera de Antalya

O que ver na Riviera de Antalya:

Antalya não é só praias, pois é considerada uma zona muito rica em história e cultura. A cidade velha de Kaleiçi tem magníficas ruas estreitas e sinuosas, tudo isto dentro das antigas muralhas da cidade. Embora existam diversos pontos de entrada, a maneira mais impressionante de entrar na cidade é pela porta de Hadrianus, um imponente arco construído pelo imperador Hadrianus na entrada da cidade. Antalya tem um excelente museu de arqueologia e um grande número de edifícios históricos e antigas ruínas.  A maioria dos edifícios históricos de Antália pode ser visto ao longo das ruas estreitas e sinuosas da Kaleiçi.

Deslocar-se na zona de Antalya é relativamente simples e seguro, como se pode ver pelo número elevado de turistas que se pode encontrar na rua, fora dos hotéis. Toda a zona da riviera de Antalya está bem servida de transportes públicos, com uma rede eficiente de autocarros, táxis, e “mini-buses”. Junto aos hotéis, pode encontrar um “carro-tractor” que leva os turistas por 1 euro, até à cidade de Belek, onde poderá encontrar todo o tipo de comércio com preços muito aliciantes, principalmente se tiver jeito para regatear!

Idioma em Antalya:

A língua falada na Riviera de Antalya é o Turco. Os turcos têm alguma dificuldade em falar inglês, mas é muito fácil comunicar com eles.

Diferença Horária:

Mais duas horas que em Portugal Continental (GMT+2)

Moeda:

Nova Lira Turca (1NLT=0,47€ aprox.)
Pode levar euros e efectuar o câmbio nas casas de câmbio abertas até às 24h e nos bancos, ou levantar directamente nas caixas automáticas. Os cartões de crédito mais aceites são Mastercard, Visa, Euro e Diner’s

Gorjetas:

Os taxistas não estão habituados a receber gorjetas. Já nos hotéis, restaurantes, banhos turcos e cabeleireiros, é normal deixar uma gorjeta de 15%.

Gastronomia:

Muito rica e variada. Azeite, alho e pão são essenciais. Não deixe de experimentar o borek (rolos de pão recheados) e um bom prato de peixe acompanhado de raki (bebida á base de anis).

VIDEO DA TURQUIA:

VIDEO DE ANTALYA: