La Romana deve a sua origem ao porto natural que existe sua costa. Situada a cerca de 100 quilómetros da capital Santo Domingo, La Romana é um dos polos turísticos mais importantes do país. A cidade foi um próspero porto de açúcar até aos anos 70 e hoje possui algumas das praias e baías mais espectaculares de toda a costa oriental da República Dominicana.
A Lenda conta que o nome Romana vem de uma balança utilizada para pesar a mercadoria que era despachada pelo porto local no século XVI. O desenvolvimento urbano de La Romana começou em 1917 com a abertura de uma fábrica de açúcar que levou ao cultivo intensivo de cana de açúcar, cujos campos ainda hoje existem na zona de La Romana.
Hoje em dia a principal fonte de rendimento em La Romana é o turismo, e a zona tornou-se um centro turístico de exclusividade graças à suas praias paradisíacas, à construção de Resorts das maiores cadeias de hotéis internacionais, um povo carismático e paisagens encantadoras.
A cidade de La Romana é conhecida como berço de um dos resorts mais exclusivos das Caraíbas, a Casa de Campo. Construído em 1975, este complexo alberga casas somptuosas de diversas personalidades famosas, e conta com 3 campos de golfe, entre os quais o famoso “Teeth of the Dog”, classificado em 25º no ranking mundial.
A zona de La Romana conta ainda com os Altos de Chavón, uma réplica de uma aldeia mediterrânica do século XVI, onde poderá encontrar ateliers de artistas e artesãos locais, magníficas lojas de souvenirs, galerias, restaurantes e bares para satisfazer os turistas. Depois de apreciar a fabulosa paisagem sobre o rio Chavón onde foram filmados filmes como Apocalypse Now e Rambo, poderá disfrutar de um eséctáculo ao ar livre no anfiteatro local, inaugurado por Júlio Iglesias e que ainda hoje atrai os melhores artistas internacionais. Altos de Chavón é indiscutivelmente um sítio a descobrir quando se viaja até à zona de La Romana.
Localizada a cerca de 25 quilómetros de La Romana, encontra-se Bayahibe, uma pequena aldeia piscatória tradicional, que conta com algumas das melhores praias da República Dominicana. A partir daí pode embarcar numa excursão rumo às ilhas Saona e Catalina, onde poderá apreciar a beleza natural do Parque Nacional de Leste.
À imagem do que aconteceu na zona de Samaná, abriu recentemente um aeroporto internacional em La Romana, para servir toda a zona sudeste da República Dominicana, embora o aeroporto de Punta Cana esteja situado relativamente perto. Resumindo, não faltam opções tanto a nível de transporte como de alojamento para passar umas férias fantásticas numa das zonas mais requintadas das caraíbas.