Formentera, o último paraíso do Mediterrâneo sempre soube conjugar o turismo e a proteção do meio ambiente, e mantê-lo no seu estado mais puro. O único acesso à ilha é de barco, daí que este seja um dos locais mais tranquilos de todo o arquipélago. Com águas límpidas, cristalinas e transparentes, as redondezas da ilha mantém-se sempre limpa, uma vez que a pradaria de Posidonia, que rodeia a ilha limpa a água e ainda permite a sedimentação da areia no litoral, conferindo-lhe uma tonalidade turquesa inigualável, que mais parece um destino tropical.

Apesar de ser uma ilha pequena, ela é igualmente desejada pela paz, pela tranquilidade e pela beleza que ostenta, por vezes selvagem nas suas dunas, é portadora de praias em excelente estado de conservação.

Quando ir a Formentera?

Uma das melhores alturas para passar férias em Formentera é no Verão, em junho, julho e agosto, devido ao seu clima mediterrâneo, esta é a temperatura ideal para uns dias de praia, no entanto não é das melhores alturas em termos de tranquilidade, uma vez que o espaço é muito pouco para albergar tantos turistas, tornando os preços mais caros e as ofertas mais reduzidas.

O que ver em Formentera?

Com cerca de oitenta e dois km de praias de sonho, Formentera é uma ilha relativamente pequena, no entanto a ideal para disfrutar de umas praias desertas e isoladas até às praias de sonho sempre num ambiente calmo e tranquilo, desde Illetes, Es Caló, Es Cavall d’en Borras, Migjorn, Sa Roqueta até Cala Saona.

Mas, Formentera, não tem só praias para apreciar, também existem outros monumentos que são dignos de uma visita. A igreja São Francisco Xavier, Sa Tanca Velha, o Farol de Cap Barbaria, o Castelo Romano de Can Blai, o Moinho de La Mola, o Farol de La Mola monumento dedicado a Júlio Verne, o Jazigo megalítico de Ca na Costa e o povoado megalítico de Cap de Barbaria, que demonstram que a ilha já esteve habitada há mais de 2000 anos a.C.. Não descore ainda da sua visita uma caminhada pelo Cami de Sa Pujada e apreciar a paisagem espectacular até ao miradouro, assim como deve guardar um bocadinho do seu precioso tempo para dedicar às cinco torres defensivas da ilha, todas elas construídas estrategicamente para alertarem a população de eventuais ataques de piratas, a Torre de Sa Guardiola, a Torre des Garroveret, a Torre Des Pi Des Catala, a Torre Sa Gavina e a Torre Punta Prima.

Informações gerais

Deixamos-lhe alguma informação que deve ter em conta, aquando da sua preparação, para estas férias. O idioma oficial da ilha é o espanhol e o castelhano, no entanto, na maioria dos estabelecimentos turísticos também se fala inglês, alemão, francês e italiano. A moeda em utilização é o euro, tal como em Portugal e no resto da Espanha. No que diz respeito ao fuso horário, em Formentera é mais uma hora do que em Portugal. Pode aproveitar para fazer compras na feira de arte e artesanato ou nos mercados locais e deste modo adquirir recordações da ilha, a bom preço.