Cabo Verde revelou-se na última década como um destino de grande potencial em especial para os turistas europeus, dada a proximidade e a acessibilidade, que se ampliou com a abertura de três novos aeroportos internacionais nos últimos anos. Neste artigo irá encontrar essenciais informações sobre este destino de sonho e sobre as mais importantes das 10 ilhas que compõem o arquipélago de Cabo Verde.

Informações gerais sobre Cabo Verde:

Documentos necessários: Passaporte e visto
Saúde: Não é exigida qualquer vacina à entrada
Língua: Português / Crioulo
Capital: Cidade da Praia
Moeda: Escudo caboverdiano (1 EURO = 110,265 CVE)
Gorjetas: Não são obrigatórias
Corrente eléctrica: 220V
Clima: Tropical Seco com duas estações, estação seca de Dezembro a Junho, e estação das chuvas de Agosto a Outubro
Comunicações: De qualquer ponto do país é possível estabelecer-se uma comunicação internacional, seja por telefone, fax ou internet. A rede móvel encontra-se instalada e e cobre quase 100% do território

Geografia:

Situado no Oceano Atlântico, 600 km a Oeste do Senegal, o arquipélago é constituído por dez ilhas, das quais nove são habitadas, e alguns ilhéus. As ilhas de Santo Antão, S. Vicente, Santa Luzia, S. Nicolau, Sal e Boavista, formam o grupo barlavento, e as ilhas do Maio, Santiago, Fogo e Brava, formam o grupo Sotavento.

História:

Embora as ilhas fossem descobertas em 1460 pelos portugueses, só em 1462 se iniciou o seu povoamento, com a chegada de europeus livres e escravos da Guiné. A posição estratégica do arquipélago transforma-o num importante porto para os navios mercantes. O País obteve a sua independência em 1975. Num total de quase 500.000 habitantes, 70% da população é mestiça, 28% negra e 2% branca.

Religião:

Cristã, sendo a maioria católica. Algumas igrejas protestantes têm-se implantado progressivamente e o islão também está presente no arquipélago.

Música:

De grande renome internacional, entre os seus variados géneros destacam-se a morna, a coladeira, o funaná, a mazurca e o batuko. A música africana e a brasileira também são muito apreciadas.

Artesanato:

Reflexo das influências africanas, europeias e americanas, as suas formas mais expressivas são o batik, a tecelagem, a tapeçaria, e diversos trabalhos feitos a partir do barro, coco e osso. O maior centro produtor de artesanato é a cidade de Mindelo, logo seguido das ilhas da Boavista, Sal, Santiago e Santo Antão. Nos últimos anos tem-se assistido à chegada de artesãos vindos do continente africano e muitos turistas têm tomado as máscaras e outros artefactos do continente por artesanato de Cabo Verde

Preços médios:

Água 1,5L: 100 CVE
Café: 50 CVE
Cerveja: 150 CVE
Tabaco: 200 CVE

Video de Cabo Verde: