Benidorm é uma cidade da província de alicante pertencente à comunidade autónoma valenciana.
Benidorm é uma cidade onde todos os anos acorrem milhões de turistas, tornando-a num dos destinos turísticos mais procurados do litoral mediterrânico.
A sua principal fonte de riqueza é o turismo, onde toda a cidade se desenvolveu em função das praias. Sendo estas importantes no desenvolvimento de Benidorm, não são o único factor decisivo para o turista, possuindo ainda grandes parques temáticos e belezas naturais que ajudam a aumentar a oferta de diversão.
Em suma, Benidorm é praia, é diversão, é lazer e é descanso.
Quando ir a Benidorm
Benidorm tem uma localização privilegiada, que lhe concede um microclima, de invernos suaves e temperados e de verões temperados pela brisa marítima tornando-os deste modo, agradáveis com uma média anual de 19-20 graus celsius.
Apesar de Benidorm ter mais de 300 dias de sol por ano, como todos os destinos turísticos, tem a sua época alta que se situa entre os meses mais quentes do ano, junho e julho altura em que as temperaturas podem ultrapassar os 35 gruas celsius.
Os meses em que é desaconselhável a viajem são janeiro e fevereiro, uma vez que as temperaturas descem até aos 7 graus celsius.
O que ver em Benidorm?
Ao passear por Benidorm muito dos locais que observa são históricos, por isso ao passar férias em Benidorm, não pode deixar de visitar a Igreja de San Jaime, padroeira, construída no século XVIII, com uma arquitectura essencialmente de estilo neoclássico, demonstra também alguns traços do estilo mediterrânico, como pode ser facilmente constatado na sua cúpula de cor azul. Varanda do Mediterrâneo, na enorme rocha que separa as praias de levante e a de poente, construiu-se a fortaleza para defender a cidade dos ataques piratas do século XIV, XV, e XVI. Atualmente só restam alguns vestígios, das fortes muralhas que estão depositadas sobre a enorme rocha conhecida como a Varanda do Mediterrâneo, onde pode contemplar a cidade e o mar ou admirar o magnífico amanhecer.
Centro Cultural Marítimo, de entrada gratuita onde pode apreciar maquetes de barcos e de motivos náuticos, da história da região.
Para um dia de férias diferente pode passear pelo parque Natural da Serra Gelada, onde pode comtemplar um maravilhoso ecossistema marinho, e realizar as caminhadas pelos trilhos devidamente seleccionados e descobrir a fantástica fauna e flora da serra.
O parque temático Terra Mítica é de visita obrigatória, dividido em cinco grandes áreas de diversão, o Egito, a Grécia, Roma, Espanha, e as Ilhas, para redescobrir tudo o que o mar mediterrâneo ao longos dos séculos, escondeu, e agora transformados em momentos de diversão e adrenalina.
Onde ficar
Sendo Benidorm uma estância balnear relativamente próxima de Portugal, poderá facilmente deslocar-se de carro próprio, autocarro ou ainda através de companhias low cost que voam para Valência. Em Benidorm existem mais de 200 hotéis espalhados pelas duas praias principais que servem a cidada, a Playa Levante e a Playa Poniente. O lado da playa Levante é mais animado, tanto de dia como de noite, enquanto que o a playa Poniente é uma zona mais tranquila. Entre as duas praias situa-se o centro histórico de Benidorm, onde poderá encontrar todo o tipo de comércio e é seguramente um lugar a visitar nos seus passeios nocturnos pela cidade.
Os hotéis estão espalhados de uma ponta à outra da cidade, o nosso conselho é que escolha perto da praia para não ser obrigado a fazer quilómetros a pé debaixo do sol tórrido do sul de espanha. Se quiser evitar longas caminhadas nocturnas para chegar perto dos locais de maior diversão, escolha um hotel que esteja o mais próximo possível do centro histórico.
Em Portugal poderá encontrar muitos pacotes turísticos que incluem viagem de autocarro e pensão completa, o que muitas vezes acaba por se tornar vantajoso.
Informações gerais sobre Benidorm
Com uma população aproximadamente de 70 mil habitantes Benidorm é o principal destino turístico do litoral mediterrâneo, em que a economia local vive essencialmente do turismo.
A moeda utilizada é o euro, tendo como língua oficial o Espanhol e o valenciano sendo possível facilmente expressar-se em Inglês, francês, e alemão nos hotéis.
O fuso horário é o UTC/GMT +1 isto é, mais uma hora que em Portugal continental.